O Nome

Começar com uma definição:

Um parágrafo (palavra que origina do Grego paragraphos, “escrever ao lado”, “escrito ao lado”) é uma unidade auto-contida de escrita que trata de um assunto ou uma ideia em particular. O começo de um parágrafo é indicado por iniciar em uma nova linha, que pode ser recuada. Algumas vezes esta linha é assinalada pelo seguinte símbolo : ¶.

Tipicamente, trata de um assunto, foco, ideia ou pensamento acompanhado de detalhamento de apoio. Um parágrafo de texto não ficcional geralmente inicia com uma explanação geral e termina de forma específica para avançar um argumento ou ponto de vista. Cada parágrafo estabelece a infraestrutura de idéias para o seguinte que pode levar a múltiplas páginas de conteúdo. Parágrafos podem ser compostos de uma ou várias frases.

Como nasceu O Parágrafo?

Tudo começou em 1999 quando uma designer começou a estudar programação para internet e propôs ao marido a criação de um site pessoal para a sua divulgação, um escritor em início de carreira. Nasceu então uma parceria que, muito timidamente, começou a publicar alguns artigos e contos na tentativa de garimpar um espaço num mercado muito restrito e fechado.

As dificuldades se tornaram temas para artigos, as experiências se tornaram motivos para intercâmbios e, com o tempo e o feedback dos leitores, a visão se ampliou, os horizontes se expandiram e quando a dupla percebeu, tinha nas mãos um “Manual de Sobrevivência para o Novo Escritor”, mais conhecido como “MdS”.

Já não fazia mais sentido direcionar os esforços apenas para atualizar um currículo e publicar contos e crônicas pessoais. Claro que isso era importante, mas abrir o mercado era muito mais! Quanto mais pessoas publicassem e obtivessem sucesso com suas publicações, mais leitores seriam formados. Quanto mais leitores comprassem livros, um efeito “bola de neve” ocorreria: maior seria a demanda, maior seria o espaço editorial e mais autores poderiam publicar seus livros.

Formou-se então uma filosofia para o site: é dando que se recebe. Compartilhar as informações necessárias para que os escritores encontrassem seu caminho seria a arma do MdS!

Infelizmente em setembro de 2001, por motivos financeiros, foram interrompidas as atualizações do MdS. A equipe direcionou seus esforços para outros projetos na tentativa de atingir maior estabilidade financeira.

Em 12 de junho de 2003 o site voltou ao ar. Um ano e nove meses depois, com mais experiência tecnológica por parte da designer e muitos artigos e livros publicados pelo autor, o MdS retornou como Parágrafo, de casa nova, mais ágil na atualização e mais interativo para seus leitores.

Espera-se conseguir o apoio necessário para que o serviço não seja mais interrompido. Serão implementadas muitas idéias novas, promoções e com certeza será formada uma comunidade unida em torno desse ideal.

Quem faz parte da equipe?

A equipe é um casal, marido e mulher, escritor e designer, que se uniram para realizar um sonho.

Fábio é responsável pelo conteúdo do site. É mentor-coach literário na metodologia Gallup dos Pontos Fortes, jornalista, advogado, pós-graduado em Leitura de Múltiplas Linguagens e Metodologia do Ensino Superior, membro fundador do Instituto Cultural de Jornalistas do Paraná, membro do Conselho Editorial da Editora Pós-Escrito e foi Professor de Legislação e Ética em Jornalismo do UnicenP. Teve diversos contos premiados em concursos literários nacionais e internacionais, seus contos, crônicas e matérias especiais são publicados em cadernos de cultura de vários jornais de Curitiba, alguns dos quais podem ser encontrados em seu weblog em português Pensagens.

Nancy é designer e cuida da manutenção e estrutura dO Parágrafo. Já criou vários sites pessoais e de empresas, mas gosta mesmo é de se aventurar escrevendo em seu reconhecido weblog ImagineNation.

Moram em Curitiba no Paraná com sua gatinha preta: Miadóra.