Não podemos confundir criatividade, técnica, experiência, cultura e bom senso. São coisas diferentes. Mas saiba que você vai usar todas elas quando for escrever. A idéia, aquele flash criativo, a inspiração, ocorre em décimos de segundo. É deflagrada por uma memória, uma cena, algo que você está lendo, um filme, um comentário, uma notícia, um fragmento do que você ouviu no ônibus. Depois disso é só escrever. Como Neruda dizia, “escrever é fácil, começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final… no meio você coloca as idéias”. E preencher este “meio” que o Neruda menciona, significa suar a camisa. Trabalhar.

Raciocine comigo: qual é a maior redação que você já escreveu? Qual foi o maior trabalho que você produziu para a escola, faculdade ou para o seu trabalho? Quantas páginas tinha este texto? Uma monografia de final de curso superior tem em torno de umas 100 a 150 páginas. Uma monografia de pós-graduação é mais profunda mas no entanto menor em extensão. Uma dissertação de mestrado talvez chegue a umas 200 páginas. Uma tese de doutorado passa disto.

Mas pense que se uma redação tem normalmente em torno de 15 linhas manuscritas, uma página de livro tem em torno de 2.100 toques. Multiplique isto por um livro de 300 páginas e você terá 630.000 toques em um livro. Se considerar que um terço do livro é “mexido” (editado) em revisões, cortes, etc, você terá um trabalho que envolveu 840.000 toques. Acredite, você não deseja ficar perdido no meio de tudo isto. Tem que ter disciplina, tem que ter planejamento. Caso contrário é perda de tempo.

Pode me explicar como tenho que fazer para conseguir expressar minhas idéias e criações?

You May Also Like

2 thoughts on “Pode me explicar como tenho que fazer para conseguir expressar minhas idéias e criações?

  1. Nossa este site me ajuda profundamente!
    Ainda bem que existem pessoas com esse propósito! AJUDAR!

    Para meu livro ser aceito é preciso que ele não tenha erros (ortográficos, gramaticais…)ou a editora corrige?

Comments are closed.