Depende da editora. As grandes como Cia das Letras, Rocco, Objetiva, L&PM, Record, etc., não cobram. Ao contrário, dependendo do autor e da obra (material de excelente qualidade, verdadeiramente vendável, não aquele que só sua namorada ou sua mãe gostaram), dão até adiantamentos de direitos autorais. Mas soube que mesmo certas editoras de porte médio, às vezes, cobram. Na verdade o problema não é publicar o livro. Hoje em dia com a tecnologia disponível, isto é fácil. O problema é distribuir e promover o livro, que é o que as grandes casas fazem bem.

Tenho que pagar alguma coisa para a editora publicar meu livro?

You May Also Like

8 thoughts on “Tenho que pagar alguma coisa para a editora publicar meu livro?

  1. Bom dia,
    Conto com uma orientação de vocês.
    Sou consultor de marketing e também dou treinamento para as equipes de vendas.
    Editar um livro sobre o assunto será muito importante para minha carreira. Tenho muitas anotações, textos, rascunhos, conceitos, enfim, tenho todo o conteúdo necessário para escrever o livro. Porem, como sou dislexo, minha dificuldade para expressar por escrito está impossibilitando a realização deste livro.
    Imagino encontrar alguém que goste e saiba escrever de forma fácil e objetiva, e que tenha tempo para se dedicar a este trabalho. Por email eu iria passando os capítulos desarrumados (tema, conceitos, rascunhos, referencias e e tc.), e ela iria organizar as idéias e reescrever.
    Como vou usar recurso$ próprios, preciso encontrar alguém também começando na área.
    Pergunto:
    1- Como e onde posso encontrar alguém que pudesse faz isso?
    2- Qual o perfil desta pessoa?
    3- Tem um nome este tipo de trabalho?
    4- Como se remunera este profissional?

    Agradeço a atenção de vocês.

    Marcos Moraes

    1. Marcos – você poderia entrar em contato com profissionais de letras ou jornalismo. Professores ou formandos. A remuneração teria que ser negociada com a própria pessoa, mas eu não descartaria a possibilidade de uma parceria envolvendo um percentual do valor da capa. Convidamos o Tomás Barreiros, profissional da área, para escrever mais sobre o assunto. Quem sabe um contato com ele pode esclarecer as suas dúvidas.

    1. Sugiro que faça uma busca no Google para obter uma relação de editoras mais atualizada. Já entre os primeiros resultados da busca foi possível verificar uma lista muito completa.

      Além disso dê uma olhada nas opções de auto-publicação que sugerimos neste artigo

      Boa sorte!

  2. Meu livro foi publicado e não paguei nada. Já está a venda no Google, na Amazon e na Biblioteca24x7. Estou feliz pois está vendendo bem.

    1. Olá Brenda. Infelizmente não existe uma fórmula mágica. O caminho de cada um é diferente: através de um agente literário, enviando incansávelmente seu manuscrito para as editoras, encontrando algum conhecido que possui uma ou a auto-publicação.

      Além das dicas que procuramos oferecer aqui no Parágrafo, em último caso, sempre existe a alternativa de auto-publicacação. Nestes dois artigos – “Soluções de Publicação Alternativa” e “Publicar ou não, eis a questão” – você encontrará algumas sugestões para guiar sua escolha. Boa sorte!

Comments are closed.