Uma página escrita no computador com fonte Arial número 10 equivale a quantas páginas de um livro ?

JAMAIS mande com fonte 10. Jamais! Sem que eu esteja na sua frente, gesticulando muito (tenho forte sangue italiano), pegando você pelos ombros e sacudindo, não posso ser mais enfático neste FAQ. Não mande em fonte 10. Eles não vão ler. Fica muito cansativo e difícil. Mande o texto com pelo menos fonte 12, no máximo 14. Arial, Times, Garamond são fontes agradáveis. Pense assim: uma página de livro tamanho normal (vamos dizer padrão da editora Rocco ou a maioria dos títulos da Record), tem 30 linhas por 70 caracteres (toques). Faça este cálculo que aí não faz diferença o tipo ou o tamanho da fonte que você usar, ou o tamanho das margens.

10 comments for “Uma página escrita no computador com fonte Arial número 10 equivale a quantas páginas de um livro ?

  1. lucas
    23 de outubro de 2009 at 0:16

    70 caracteres só? em cada pagina? achei pouco…

    • 27 de novembro de 2009 at 13:53

      70 caracteres por linha, 30 linhas por página – mais ou menos. Este é o padrão de uma lauda.

      Este padrão existe porque é aproximadamente a quantidade de caracteres em uma página de livro no tamanho 21x17cm – tamanho mais comum usado para publicar romances. Isso ajuda na estimativa de custo de uma publicação potencial. Lembre que se um livro ficar muito caro para o público alvo ele se torna inviável. Quando você se tornar um Stephen King da vida quanto mais páginas o livro tiver mais os fãs irão comprar. Custos neste caso são menos importantes, mas até então…

      Outro motivo é para que as linhas de texto tenham espaço livre para respirar. A leitura do avaliador fica mais rápida, flui melhor. Um avaliador feliz = maiores chances de ser aprovado!

      Parece pouco em uma folha de papel A4, mas em formato de livro fica bem adequado.

  2. gustavo
    22 de dezembro de 2009 at 18:10

    Como faço para que a página do word seja adequada para escrever um livro de ficção sem sobrar espaços?

    • 23 de dezembro de 2009 at 16:59

      Para conseguir os 70 carácteres por 30 linhas (aproximadamente) é necessário manipular as margens do documento no Word. Em papel tamanho A4, com a fonte Times New Roman 12pt, as margens (em sentido horário começando pela margem superior) devem ser 2,5 / 4,2 / 2,5 / 4,2 aproximadamente. Faça algumas experiências com estas medidas.

      Ah, e lembre de numerar as páginas! :)

  3. lucas
    24 de dezembro de 2009 at 11:48

    Nancy, quando abro este site que voce indicou, aparece um documento do word todo em latim? Isso está certo ??

    até

    • 28 de dezembro de 2009 at 19:48

      Oi Lucas,

      O arquivo contem o texto em latim que é usado por designers gráficos para simular um texto de verdade. Achei que não faria sentido colocar um texto de verdade apenas para demonstrar a formatação das margens e numeração de páginas. Você pode usar o documento, excluindo o texto, para formatar seu manuscrito.

      Boa sorte.

  4. Carlos Da Silva
    20 de março de 2010 at 20:26

    Posso aproveitar toda a folha de papel A4?
    Espaçamento de linhas: devo usar linhas simples ou duplas?

  5. Helson Alves
    3 de abril de 2010 at 1:14

    Salve
    Alguma solução para livros de matemática onde preciso inserir figuras e fórmulas? Outra coisa. o material a ser enviado deve ser frente e verso? Abçs

  6. godarth
    17 de maio de 2010 at 4:53

    Eu escrevo no word com letra número 11 e a folha em formato A5. Esse formato é exatamente do tamanho citado no faq. Então so faltaria margens com 1 cm.

    • 7 de julho de 2010 at 20:09

      Godarth – Observe que o tamanho citado é o A4 (210x297mm) e não o A5 que é metade do tamanho. Se colocar as margens citadas no formato A5 não sobre espaço para o texto :)

      Carlos da Silva – Veja alguns comentários acima onde cito o tamanho da fonte, papel e margens para formatar a folha. Tem link também para um documento MSWord com a foamtação citada. Boa sorte!

      Helson Alves – Vc pode usar a mesma formatação de fonte, papel e margens. Esta sugestão serve não só para apresentação do manuscrito como também para permitir com que o parecerista (se usar os serviços de um ) tenha espaço para anotações nas margens e entre as linhas de texto. Nunca imprima frente verso, pois dificulta a leitura. Mas observe as normas da editora para a qual irá submeter seu texto, pois muitas delas pedem o envio do texto em meio digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *