A não ser que você tenha uma agente literária, a alternativa é fazer várias cópias e mandar para as editoras que se enquadrem no perfil da sua obra. Vá em uma boa livraria e passe algum tempo anotando nomes e endereços de editoras que estejam publicando livros no mesmo estilo do seu.

Na primeira vez em que mandei um livro inédito para uma editora fiz capa colorida, mandei por DHL, tentei desenvolver uma espécie de relacionamento pessoal e só perdi tempo e joguei dinheiro fora. Eles preferem se manter no anonimato para justamente fugir às cobranças de autores que, como eu, ficamos até 8 meses sem ter qualquer resposta das editoras. Algumas ainda se dão ao trabalho de mandar uma cartinha acusando o recebimento do original. Outras simplesmente ignoram.

Acho interessante visitar os sites das editoras nas quais você está interessado. Procure informações sobre o formato correto para mandar seu texto. Com freqüência as exigências variam de editora para editora. Algumas não querem receber o livro inteiro. Preferem que você mande, por exemplo, as 20 primeiras páginas, as 10 últimas e um resumo de uma página. Outras preferem o livro completo. Por estas (e outras) faça um contato rápido por e-mail ou telefone e tire todas as dúvidas.

Já quanto à questão de “para quem”, é um problema: até hoje não consegui descobrir uma das grandes editoras que revele o nome de alguém para quem mandar originais. Eles não querem ser incomodados. Não vou mentir: o processo de seleção é arcaico, atrasado, bitolado e absolutamente injusto. O que existe é a mais absoluta falta de consideração pelos autores no Brasil. Prevalece indicação e favoritismo. Nepotismo grassa livremente. Obras primas ficam relegadas ao fundo de gavetas e ao latão de lixo. Ter seu primeiro livro publicado por uma grande editora, de cara, até pode acontecer, mas envolve também muita sorte.

Terminei meu livro. Quero publicar. Como devo mandar o livro para as editoras? E para quem?

You May Also Like

10 thoughts on “Terminei meu livro. Quero publicar. Como devo mandar o livro para as editoras? E para quem?

  1. Olá,
    eu pensei em publicar alguns livros, e entregar em algumas livrarias de pequeno porte da minha cidade, como meio de divulgação.
    Você acha isso uma boa idéia? Ou isso desvalorizaria meu trabalho?

    Obrigada

    1. Certamente! Tudo é válido na tentativa de divulgar o seu nome e seu trabalho.
      Mas antes procure alguém de confiança para ler, avaliar e revisar o seu trabalho. Alguém que será brutalmente honesto para que tenha uma avaliação sincera do material. A última coisa que vai querer é um livro nas prateleiras que não represente seus melhores interesses!
      Outra coisa, saiba que editoras não gostam de publicar livros que já foram expostos desta maneira. Se seu livro tem alguma chance de publicação tradicional não faça isso. Do contrário, ele só será re-editado depois de ficar famosa!

  2. Também sou mais uma vitima de minhas ilusões. Já contatei, várias pessoas que me foi possivel, mandei livros para alguns programas, mas nenhuma resposta positiva. Enfim, ainda escrevo por hábito ou necessidade e nunca vou parar. Já vai se fazendo o sétimo livro, todos aqui comigo nas gavetas e no computador, esperando uma fada madrinha.
    Sorte aos amigos.
    abraço.
    Roodnei

  3. Com certeza há hoje em dia, muita indicação de pessoas conhecidas, amigas de editores etc.
    Um artista, por exemplo, não terá problemas em publicar um livro porque as editoras só se interessam pelo público que ele já tem. No entanto, vale a pena persistir, se você decidir nas primeiras recusas, será eliminado; o lema é nunca desistir, se é isso mesmo que você quer.
    Também estou tentando, mas quando eu conseguir uma editora de grande porte que me dê apoio, eu voltou aqui e comento.

    Abraço para todos.

  4. Olá
    Sou um devorador das letras…adoro ler e tenho certo talento para desenvolver alguns contos e artigos, mas não tenho técnica alguma e este site caiu no meu colo. Sou publicitário, trabalho em jornal, sou caricaturista dos bons e medíocre como fotógrafo, mas meu sonho sempre foi escrever um romance e poder viver disso, sou um ‘self made man’, um curioso, um entrão. Tenho alguns métodos criativos para não precisar da musa constantemente e fora isso, técnica nenhuma. Será que existe espaço para alguém como eu? Preciso de formação acadêmica para escrever romances e ter mais prestígio com os editores? Tenho ótimas idéias sobre coisas que eu gostaria de ler…será que é isso, eu tenho que sentar e me divertir?…ah! a iniciativa deste site é fabulosa e não me canso de lê-lo e os textos são muito bons…obrigado.

  5. O maior problema para mim, realmente, é a insegurança por causa da minha idade. Tenho apenas doze anos (quase treze) e escrevi um livro que realmente gostei. Já foi corrigido por um profissional e já arrumei cada detalhe, lendo e reescrevendo as partes imperfeitas. Porém, não sei se devo enviar para uma editora já que sou tão nova.
    A idade é mesmo um problema?
    Lucy

    1. Lucy, a idade não é um problema. Na verdade nunca foi. Guardadas as proporções e levando em conta as diferenças entre música e literatura, Mozart compôs sua primeira peça com cinco anos de idade. No caso da produção de um romance, o que pode acontecer é que, dependendo do tema, o tratamento dado ao texto pelo autor mais novo denuncia sua idade. E não me refiro aqui ao uso de gírias, por exemplo, mas à visão do autor em relação ao problema tratado no livro. A reação dos personagens ou do narrador em relação às situações a que são expostos, fala, e muito, do escritor. De resto, é esquecer o problema da idade e correr atrás da publicação. Lucy, já pensou em uma coisa? Se aos doze anos você já escreveu um livro, imagine quando você tiver mais idade? Pessoas como você, que não se intimidam, é que vão produzir o futuro da literatura em língua portuguesa. Parabéns. Continue assim.

    1. Olá Rosa. Não conheço o procedimento de registros de obras em Portugal. Acredito, no entanto, que você possa negociar isto com sua editora. Simplesmente informe seu “nom de plume”.

  6. Tenho muita dúvida em relação a quantidade de páginas que o texto original deve se ter pra poder ser mandado para uma editora. Alguém sabe?

Comments are closed.