Concordo que existe muita enganação na área de informática. E que tem gente vendendo o computador como se você estivesse comprando um carro sem rodas e sem bancos, tendo que comprar todo o resto à parte. Mas, continuando com a analogia do carro, precisamos conversar sobre quais são os “opcionais essenciais” que vão acabar fazendo uma grande diferença na sua vida. Se você investiu em um computador (veja artigo Estas Máquinas Maravilhosas) deverá investir mais um pouco em alguns itens que, garanto,vão agregar segurança, conforto e agilidade para você trabalhar melhor e produzir aquela obra literária que vai mudar a face da humanidade. Ou aquele convite de aniversário para o seu sobrinho. Ou o trabalho da faculdade.

Conexão com a internet

Não dispensa a tradicional biblioteca, pois nem tudo a gente acha na web. No entanto, poupa muito tempo. Lembre que qualquer um pode pesquisar na internet, além do cuidado necessário em determinar fontes confiáveis o que quer dizer que seu trabalho vai acabar ficando igual ao de muitos outros. Banda larga está ficando cada vez mais acessível e quanto maior a velocidade mais confortável será a navegação!

Cuidado com vírus. Proteja-se
imagem iStockPhoto

Anti-Vìrus

Não discuta! Tem que ter, sem choro nem vela! Ainda mais se você se conectar com a internet. Como obviamente você está lendo este texto…

Existem vários, mas dois deles são muito conceituados. Já usei o VirusScan da McAfee e preciso dizer que ele já me salvou de alguns problemas graves. Hoje estou usando o Norton Antivírus. Ambos são muito bons e têm facilidade de atualização dos registros de novas “pragas”. Além do antivírus cabem mais algumas precauções: evite aceitar e-mails com anexos, mas se for absolutamente imprescindível, observe sempre o nome e a terminação do arquivo (.doc .pps .htm .gif .jpg .pdf). Se o arquivo contiver um .pif, .scr ou .exe no final, não abra em hipótese nenhuma e apague qualquer outro e-mail suspeito sem hesitar. É melhor pedir que mandem novamente a mensagem do que correr o risco de se tornar uma cobaia infectada por algo novo e desconhecido. Caso contrário o caminho é só um, morro abaixo, desembocando naqueles problemas conhecidos: perda de arquivos e formatação da máquina. Neste caso tem choro. Muito choro. E a vela não adianta muito.

No-break

Esse sim! O computador até funciona sem ele, mas a vida seria outra. Quantas vezes no passado não perdi horas de trabalho por causa de uma variação de tensão ou queda de luz? Não consigo contar. A função do no-break é segurar a corrente elétrica através do uso de uma bateria, por tempo suficiente para salvar o trabalho e desligar a máquina. De 5 minutos a 1 hora dependendo do modelo. Indispensável!

Editores de texto: muito mais alternativas de produtividade
imagem iStockPhoto

Editores de Texto

Com tantas opções gratuitas disponíveis hoje em dia não vale a pena piratear. Além disso, a regulamentação e a fiscalização estão cada vez mais vigilantes e isso só trás chateação. Já chega tudo que o escritor precisa enfrentar para aniquilar a procrastinação, não precisamos de mais isso!

  • Open Office – É uma iniciativa dos “guerreiros de código aberto” contra a Microsoft. É gratuito e compatível com o pacote da Microsoft.
  • Google Docs – É um serviço gratuito. A filosofia aqui é manter tudo online, hospedado no Google, facilitando o acesso em qualquer lugar do mundo e permitindo o compartilhamento com outros clientes Google. Uma das vantagens é não ter de se preocupar com backups de servidor, que é garantida por eles. A nossa planilha de despesas mensais é um dos documentos que compartilho com minha esposa, mas não fomos muito adiante no uso dos recursos oferecidos pelo Google. Talvez seja paranóia minha, mas não gosto de deixar TUDO online. Gosto de ter o controle dos meus backups e direitos autorais. Se eu perder alguma coisa é por culpa exclusivamente minha!
  • Microsoft Office – Software pago e ainda é o formato mais difundido. Existem diversas modalidades. Não vale a pena comprar mais do que se vai usar. Pense bem e converse com um vendedor.

Independente do editor que escolher o arquivo precisa ser compatível para ser aberto e lido pelo destinatário. Existem alguns formatos que garantem isso que são o .rtf (Rich Text Format) e o .pdf (Adobe Acrobat) lido até mesmo pelos usuários Mac. Todos os editores de texto gravam em formato .rtf, basta “salvar como” e escolher a opção apropriada. Já o .pdf é gerado pelo software Adobe Acrobat cuja vantagem é permitir uma riqueza maior na formatação e inclusão de imagens.

Corretor ortográfico e gramatical

O que gostaria de destacar é a incorporação de um corretor gramatical para o português, que não substitui a velha revisão manual, mas ajuda a evitar algumas gafes, peneirar um pouco mais o texto antes da revisão final e ensinar algumas regras gramaticais que muitas vezes deixamos de consultar por “falta de tempo”.

Corretor Ortográfico Aurélio – Não vivo sem ele. Não contém todo os verbetes da versão impressa, mas poupa muito, muito, muito tempo. Trabalho com o MSWord e Aurélio abertos o tempo todo. Aurélião minimizado e pronto para atirar!

Para fazer anotações

Faço anotações sempre e em qualquer lugar. Já usei desde papel de embalagem, verso do talão de cheques, guardanapo de papel, palma da mão, mas é claro que existem ferramentas um pouco mais interessantes que os jornalistas conhecem bem.

É sempre bom ter algum tipo de gravador de voz. Você pode adquirir um equipamento específico para isso, mas se gravar entrevistas não faz parte do seu dia-a-dia, existem soluções geniais para os “celulares espertos” ou SmartPhones, baseados na plataforma Windows Mobile que permitem a instalação de vários softwares como um gravador de voz. Adicionando um cartão de memória maior é possível gravar até 16 horas de áudio ou mais. O iPhone também tem inúmeros aplicativos que podem ser instalados.

Parece-me justificada a compra de um celular com múltiplas funções. Se além de comunicador pessoal ele servir para gravar ou escrever anotações evita-se a necessidade de carregar um monte de engenhocas. Eu prefiro os modelos que possuem um teclado QWERTY (teclado convencional, assim chamado por causa das 6 letras na primeira fila de teclas), mas já vi pessoas usando o T9 (software padrão encontrado nos celulares que ajuda a completar palavras à medida que se escreve) com tanta eficiência que fiquei tonto tentando acompanhar os dedos voando pelo tecladinho. Outro recurso é a máquina fotográfica embutida no celular que está melhorando de qualidade à medida que o tempo passa. Ainda não tem qualidade suficiente para usar em uma publicação impressa, mas pode servir como mais um tipo de anotação inspiradora.

formas de comunicação do futuro
imagem iStockPhoto

Avanços Tecnológicos

Junto com as formas de anotação e os softwares de edição de texto, os dois próximos produtos colocam o escritor no século XXI. São softwares de reconhecimento de voz, isto é, você dita e eles escrevem. Você nunca desejou que suas mãos sobre o teclado conseguissem acompanhar seu pensamento? Pois então seu desejo se realizou! O único senão é que a revisão do texto precisa de atenção dobrada, pois falar não é o mesmo que escrever. Texto falado não possui a mesma “qualidade”, mas como instrumento de anotação ou de primeira versão do texto é fabuloso!

Infelizmente não existe versão de língua portuguesa e não é possível comprar no Brasil. Importando é necessário pagar altas taxas, mas se achar que vale a pena experimente o Dragon NaturallySpeaking. Ouvi maravilhas sobre o aumento de produtividade especialmente para tradutores e transcrição de palestras.

E para terminar…

É claro que fazer revisão em papel é fundamental além do que, eventualmente, o texto terá de ser submetido às editoras em papel. Para isso é necessário imprimir e as opções são muito variadas.

Outra coisa, é necessário fazer backup. Lembre de fazer backup. Já falei que você precisa fazer backup? Faça cópias de segurança bem organizadas e documentadas! A última coisa que se quer é perder todo o trabalho. Para isso existem gravadores de DVD, HDs externos ou um belo pendrive.

Computador é bom, mas só quando funciona. Tudo o mais indo para as cucuias, claro que a natureza do escritor vai falar mais alto – retorna-se ao velho papel e lápis, porque ficar sem escrever… nem pensar!

Acessórios Indispensáveis

You May Also Like